1/11/2010

The Road


"The Road" é um filme de John Hillcoat baseado no livro de Cormac McCarthy que conta a demanda de um pai e um filho por um local melhor para sobreviver. O cenário é um mundo pós apocalíptico onde todas as formas de vida estão a definhar.

Pai e filho seguem até ao sul arrastando um carrinho de compras com os seus parcos e miseráveis pertences, tendo como companhia constante a fome e o frio.
Toda a história se baseia no que encontram pelo caminho: a miséria humana nas mais bizarras variantes e, na forma como a sua humanidade reage às provações da sobrevivência.

É-me impossível não comparar este filme com o "Ensaio sobre a Cegueira" de Fernando Meirelles, pelo tema e pela forma como os homens são retratados quando submetidos a uma anarquia forçada e à selvática luta por mais um dia de vida.

O mundo surge sempre em tons de cinzento num ambiente de total abandono e destruição.
A prioridade deste pai é a sobrevivência do filho, a procura constante de comida e roupa num terreno infértil e impiedoso. O pai, tenta ainda preparar o seu filho psicologicamente para sobreviver sozinho, ensinando-lhe também a melhor forma de se suicidar se for apanhado por um "homem dos maus".
O principal medo é, por um lado morrer de fome e frio e, por outro, ser apanhado por um dos muitos grupos de homens e mulheres canibais que foram surgindo. Em simultâneo existe a luta para eles próprios não tornarem a sua humanidade refém da sua sobrevivência animal.

Sem ser muito original na temática, trata-se de uma obra tocante sobre amor e esperança numa humanidade que oscila entre a selvajaria mais atroz e a sensibilidade mais sublime.

Este filme foi uma viagem muito tocante ao que existe de mais íntimo e puro em cada homem, seja uma inclinação terrível para o mal ou o tipo de compaixão que só se encontra no espírito ainda puro e inocente de uma criança.

De notar ainda os diálogos simples e perfeitos e a excelente interpretação de Viggo Mortensen e Kodi Smit-McPhee como pai e filho.