4/11/2014

Queijadas de Leite na Bimby

Até parece irreal mas, em tempos muito idos, tinha eu uns 13 anos e vivia em Alpiarça, aquela “muito amada (mentira) terrinha”, passava algum tempo a fazer doces. 
Eram mais bolos e bolinhos mas eu esmerava-me mesmo e ficavam bem bons. Um dos que fazia melhor eram queijadinhas de leite. Ficavam maravilhosas e eu deliciava-me a comê-las. Com o passar dos anos, a minha dedicação à cozinha foi decaindo cada vez mais até ficar abaixo de zero.
Por motivos vários, tipo viver sozinha, viver com outra pessoa, precisar simplesmente de comer (e gostar muito de o fazer), tive que me esforçar por cozinhar novamente.
Como os meus dois leitores certamente sabem, existe a bimby na minha vida e, graças a ela pude voltar a saborear as deliciosas queijadinhas da minha adolescência.
Devo acrescentar que não são nada perniciosas em termos de calorias. De qualquer forma, é sempre recomendável comê-las imediatamente a seguir às refeições principais. Quem não tiver problemas nenhuns com o açúcar é papá-las à vontade a qualquer hora do dia ou da noite.

Cá está a receitinha:

Ingredientes
0,5 l de leite
100 g de farinha branca ou integral
50 g de manteiga ou margarina
2 ovos
175 g de açúcar
Canela a gosto para polvilhar


Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º.
Introduzir os ovos, a manteiga e o açúcar no copo Bimby e bater durante 3 min, temp 37º, vel 6.
Juntar a farinha e o leite e programar 1 min, vel 6. Colocar o preparado em formas de queijadas ou queques, previamente untadas com margarina e levar ao forno durante cerca de 20 minutos.Depois de desligar o forno, deixar arrefecer.
Desenformar, colocar em formas de papel e polvilhar com canela. Ainda quentinhas são deliciosas!

2 comentários:

Nerd disse...

Não tenho uma Bimby mas perece-me uma receita relativamente fácil de conseguir mesmo sem a máquina, um dia destes vou tentar... têm muito bom aspeto, parabéns!

Unknown disse...

Sim, antes fazia sem bimby. Mas na bimby é bem mais rápido. :P