4/14/2014

A Primeira Mestiça


Este romance (que de romance não tem nada) serve muito bem uma função básica: fazer-nos adormecer com muita rapidez.
De facto, há muito tempo que  passou a ser o meu livro de mesa de cabeceira. Qual xanax qual quê, é ler "A Primeira Mestiça" e caímos para o lado em menos de dois minutos.

O livro fala da vida de Francisca Pizarro, conhecida como a "primeira mestiça", desde o seu nascimento até à sua morte, e também da História do Perú, nos tempos em que os conquistadores se revoltam contra a coroa espanhola. Pelo meio existem guerras entre conquistadores e incas e entre incas e incas e outros conflitos do género. A mestiça, filha de um conquistador com uma princesa inca, encontra-se no centro dos conflitos até ser enviada para Espanha, onde exerce o seu poder e influência, sedimentados na linhagem e na fortuna que detém. Isto é basicamente quase tudo o que é dito sobre a personagem que dá o título ao livro. :/

O tema poderia dar um belo romance, como alguns que li sobre a história do Chile e do México mas, da forma como o livro está escrito por Álvaro Vargas Llosa, mais parece o texto de um livro de História do 7º ou do 8º ano.

Estou a ler até ao fim, porque gosto sempre de acabar os livros que começo (excepto os livros da Margarida Rebelo Pinto, esses são uma verdadeira impossibilidade de leitura) , nem que seja para dizer mal com conhecimento completo de causa, mas não o recomendo a ninguém.

É uma valente seca!

0 comentários: