4/17/2015

La Vie d'Adèle



Este é, definitivamente, o género de filme que prefiro. Um filme que capta um sentimento...um conjunto de emoções... aquele pedaço de consciência que torna alguém aquilo que é... como se fosse a mais fiel das câmaras fotográficas.
Esses são, na minha opinião, os filmes mais difíceis de fazer, uma vez que dependem da sensibilidade e talento de várias pessoas: dos intérpretes e do realizador (ele próprio o intérprete do romance gráfico de Julie Maroh).

Com um guião muito simples, o filme conta a forma como uma rapariga descobre o amor. E é tão real e tão cru que nos deixa completamente desnorteados. Em vários momentos do filme, dei por mim sem saber se estava a ver um filme ou se estava a assistir a uma história real. E não estou a referir-me às cenas de sexo explícito que tanto deram que falar. As interpretações, os diálogos, o cenário, tudo era de um realismo belo e chocante. Cada movimento, cada olhar, cada fio de cabelo de Adèle, fora do sítio, era simplesmente perfeito.

Identifiquei-me muito com aquela história, nas partes que vivi e mesmo nas partes que não vivi, tal é a forma como o filme nos arranca do sofá e nos coloca no centro daquele turbilhão de emoções. Acredito que muitas pessoas se identifiquem com aquela história de amor. Sendo uma história de amor, é igual a tantas outras que existem por aí mas, esta não nos faz ver aquilo que acontece, faz-nos, antes, sentir e perceber na pele aquilo que está a acontecer. 

Como era de esperar, o filme ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2013, não sem passar por alguma controvérsia. Parece que o próprio realizador, Kechiche, temeu que o filme não fosse bem compreendido, por causa das cenas de sexo protagonizadas por duas raparigas. As intérpretes principais, Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux, também manisfestaram ter sentido algumas dificuldades durante as filmagens dirigidas pelo "exigente" realizador.

Quanto a mim, adorei cada minuto do filme!
É das mais bonitas e comoventes histórias de amor que vi retratadas no cinema, com interpretações e realização brilhantes!

2 comentários:

Carolina Cordeiro disse...

fiquei curiosa. vou à procura dele. :)

A Gata de Saltos Altos disse...

Hmmmm fiquei com vontade de ver! =))

Um beijinho

http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/