1/09/2015

"Não concordo com nada do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo."

Não sei se esta frase é do Voltaire ou não mas é, ou deveria ser, a máxima pela qual se rege todo aquele que afirma defender a liberdade de expressão.

O ataque terrorista às instalações da revista satírica Charlie Hebdo é totalmente condenável em todos os sentidos. Não consigo conceber nenhuma razão, por mais absurda que seja, que atenue a bizarria deste ato. Concordemos ou não com o estilo e conteúdos da revista, não devemos combater palavras com assassínios, palavras combatem-se com palavras. Qualquer pessoa com dois ou três neurónios saberá que só a comunicação, mais do que a força, pode vencer "guerras de ideias".

Não devemos também, dizer defender a liberdade de expressão, pela qual morreram no Charlie Hebdo, e agredir ferozmente através de práticas de bullying social e digital, as pessoas que estão a fazer uso dessa mesma liberdade discordando de nós. Mesmo que essas pessoas digam que os cartoonistas do Charlie Hebdo foram longe demais, mesmo que considerem o tipo de humor que faziam exagerado e ofensivo, mesmo que nos digam que discordam com todas as nossas convições mais fortes. Desde que o comuniquem de uma forma que não implique qualquer tipo de violência ou crime, todas as pessoas devem poder exprimir a sua opinião sem recear qualquer tipo de agressão à sua integridade física e moral.

Afinal o que é o direito de expressão?! É o direito de exprimires tudo aquilo com o que eu concordo? Se o que dizes não me agrada, já não tens direito expressar-te? É muito irónico verificar que muitos dos que dizem estar solidários com as vítimas do ataque à Charlie Hedbo, estejam prontos a arrancar os olhos a todos os que se atrevam a criticar o jornal.

Cada vez que convenço mais que o homem tem um caráter naturalmente mau, facilmente manipulável e pouco inteligente.  Que gosta mesmo é de se agarrar a qualquer coisa pela qual possa lutar com o próximo e destilar todo o ódio que a fervilhar dentro de si.

Assim, assisto com tristeza, mas pouca surpresa, aos ataques idiotas que as pessoas estão a fazer nas Redes Sociais a todos os que discordam da grande massa humana em relação ao que aconteceu na CharlieHebdo.




0 comentários: