9/05/2014

Doces que Adoro

Este post é uma dura prova de resistência. Há meses que não como doces "à vontade" porque tenho intolerância à glicose ou seja, a minha glicemia está com valores elevados mas não tão elevados que se considere diabetes. Assim sendo, devo manter-me afastada de açúcar.
Vou ter que reaprender a fazer os doces, substituindo o açúcar por adoçante. Já fiz uma experiência com arroz doce mas não ficou grande coisa. Vou continuar a tentar. Até lá, é comer um docito só muito de vez em quando.

Segue uma pequena lista dos meus preferidos:






Mousse de Chocolate.
Tem de ser caseira e consistente, daquelas que têm pequenas bolhinhas de ar dentro. A bimby faz uma mousse de chocolate maravilhosa. Era capaz de comer uma taça grande inteira, daquelas que dão para 10 pessoas.
Gosto de comer a mousse devagarinho e com colheres de café, para prolongar o prazer o máximo de tempo possível. Chamemos a este método degustação tântrica. :)






Broas de Especiarias.
Não sei se o nome correto é este. São umas broas pequenas e escurinhas, cobertas de açúcar e com uma amêndoa no centro. Até agora, só as encontrei em Alpiarça e representam uma doce recordação de infância. Adoro aquele sabor a canela, erva-doce e outras especiarias. Faz-me lembrar sempre o "Dia de Todos os Santos" quando se comiam frutos secos e broas. Será sempre um dos meus doces preferidos e um dos responsáveis por eu gostar tanto do sabor da canela.





Arroz Doce.
A minha avó faz um arroz-doce fantástico que eu aprendi a reproduzir de uma forma que não me envergonha nada. Como havia de vez em quando em casa, nunca liguei muito mas, recentemente, passei a apreciar mais esta sobremesa. Parece-me ser das menos perniciosas, se levar pouco açúcar. Gosto dele sequinho e com o arroz pouco cozido. Fica ótimo com açúcar amarelo, com um ligeiro travo a caramelo.










Bavaroise de Nescafé.
Na verdade só comi uma vez, mas adorei. É uma espécie de mousse de cappuccino.
Já gostava muito de bavaroise de chocolate e natas mas gosto ainda mais de nescafé.










Bebinca.
Adoro, adoro, adoro!
Arrisco-me a dizer que é mesmo a minha sobremesa preferida de todas. É uma espécie de pudim de origem indo-portuguesa, de Goa, com várias camadas. Tive a feliz oportunidade de experimentar bebinca mesmo de Goa e devo dizer que em nada se compara com as que se servem em restaurantes indianos. É simplesmente divinal!





1 comentários:

Raquel disse...

Ok. Depois de ler isso tenho mesmo de ir comer qualquer coisa doce :/ Deus te perdoe... :P