1/23/2015

Esta coisa fantástica que é "Transparent"


A minha melhor descoberta dos últimos tempos: Transparent.
É uma série que segue a história de uma família de descendência judaica, de Los Angeles, que descobre que o pai é transgénero.

As personagens são tão cheias de defeitos e de uma humanidade tão crua e despida de artefactos que, antes de as detestarmos por nos revelarem o pior de nós, já gostamos delas de uma forma enternecedora.
Olhamos para elas e vemos tudo o que não queremos ser. Não me refiro a coisas mesquinhas como calculismo e maldade pura, falo daquelas fraquezas do corpo e do espírito que tentamos varrer para debaixo do tapete todos os dias. 

"Transparent" é como um espelho que nos coloca em frente às coisas mais ridículas e constrangedoras que somos; faz-nos regressar aos momentos em que fizemos figuras realmente tristes. Aqueles em que nos deixámos levar pelos ímpetos mais primitivos só para nos arrependermos no segundo a seguir, e para repetirmos o mesmo vezes sem conta.

As personagens aparentam ser pequenas crianças desprotegidas. E é isso que as torna tão tristes: são adultos mimados e perdidos que não fazem ideia de como viver com as contradições emocionais inerentes à existência de qualquer pessoa.
Às vezes, num dos episódios da série, estamos perante uma situação tão absurdamente ridícula que a vontade de rir se mistura com um sentimento de vergonha alheia, de tal forma que só conseguimos ficar absurdamente estáticos a observar o que está a acontecer como quem, num sonho, quer fugir e não tem força nas pernas.

Concluindo: a série é fantástica! Das melhores que já vi sobre este tema tão complexo: as pessoas.


A banda sonora  é simplesmente perfeita! É daquelas que nos faz viajar, dentro de nós, para lugares  sombrios e confusos e gostar muito de lá estar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Purpurina! Só descobri hoje o teu blog (shame on me), e gostei bastante! :) Pode me dizer por favor em que canal é que passa "Transparent"? Obrigada e keep on! Paula

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Paula, obrigada. :)
A série passa no canal TVCine & Séries, todas as quintas, pelas 21h30.