11/02/2014

Sobre a questão dos Eurodeputados

Acabei de ver este vídeo sobre  as condições de trabalho dos Eurodeputados. Parece que, na generalidade, trabalham pouco, ganham muito e têm um sem fim de perniciosas regalias. Um dos eurodeputados desbobinou, de forma clara e crua, todas as disparidades entre um cidadão comum, que ganha pouco e contribui muito, e os favorecidos eurodeputados, semelhantes aos nobres da idade média, que viviam luxuosamente enquanto o povo, principal força de trabalho que alimentava o sistema, morria de fome.
Mas, o que me espanta, hoje, não é o facto dos eurodeputados terem os privilégios que têm, enquanto ao nosso lado, pessoas outrora pertencentes a uma classe média, não conseguem suprir necessidades tão básicas como a de comer. O que me choca é o facto da maior parte das pessoas, nos comentários ao vídeo, desferirem impropérios contra esta classe eleita por nós, chamando-os de pessoas sem princípios, nojentos, ladrões, chulos, ardilosos patifes dignos da cadeira elétrica.

Estes pensamentos espantam-me. Esta violência choca-me. Mas não devia surpreender-me tanto. A minha surpresa é um sinal claro da minha ingenuidade e idiotice. Ainda acredito que o homem tem a capacidade e a vontade de raciocinar e ter um pensamento critico sobre os acontecimentos e sobre ele próprio. Não tem. Em geral não tem essa capacidade ou não quer ter. Parece-me que estamos condenados, para todo o sempre, a cometer os mesmos erros.

Mas alguém acredita mesmo que os eurodeputados são o mal do mundo? Que são diferentes de nós? Que a maior parte de nós, estando no lugar deles, recusaríamos tudo, e vínhamos para casa voltar a ser um trabalhador comum, que deixa uma gorda fatia do ordenado em contribuições para que uns poucos vivam tão bem e tantos pior que mal?

Meus semelhantes, perniciosos não são alguns homens, pernicioso é o Homem, perniciosa é a natureza humana. Somos todos muito parecidos e, os que ousam ser diferentes, estão condenados neste mundo: são os lunáticos, os com a mania que são estranhos, mais comummente chamados de tolos.

O privilegiado e o miserável vivem em cada um de nós e, havendo oportunidade, cada um deles revelar-se-á com energia e animo.

Se estamos descontentes e queremos mudar o mundo, não adianta querer acabar uma coisa para a substituir por outra igual. Comecemos por olhar para nós, comecemos por nos conhecer melhor e, se quisermos mesmo alterar o mundo, que alteremos os nossos comportamentos nas pequenas coisas, que deixemos de lado as pequenas indignidades que cometemos todos os dias para ter mais um tostão que o nosso semelhante, que deixemos de passar pelos que têm menos que nós como se fossem menos que uma estátua feia, que deixemos de invejar os que têm mais, como se isso fosse uma blasfémia, comecemos por usar a cabeça e questionar o que realmente andamos aqui a fazer e de que forma contribuimos para manter este sistema de que tanto nos queixamos. Que deixemos de ser, nas pequenas coisas, os macacos amestrados deste sistema. Porque contribuimos para isto, e muito. Porque, na verdade, a maior parte de nós queria ser um deles. Porque, a maior parte de nós que se une para maldizer esta classe fica impávido e sereno quando deve agir. Isto é o que nós somos. :)

Queremos mudar? Então comecemos por nos colocar no lugar dos outros sempre que interagimos com eles. Antes de cada atitude e de cada palavra, comecemos a pensar o que daí vem para o mundo. Antes de cada sim, de cada não e de cada silêncio, pensemos bem se o que estamos a fazer vai deixar um mundo melhor aos nossos filhos. Chamar nojentas a estas pessoas nas Redes Sociais vai melhorar o mundo? Se calhar não. Ter atitudes mais dignas todos os dias seja com quem for? É capaz. Falar na altura certa e ter atitudes, de facto, quando é necessário? Também.

Mas isto digo eu, que sou sempre do contra.


O vídeo para quem quiser ver:


2 comentários:

Margarida disse...

vou tentar :)

Margarida disse...

Purpurina, vou tentar, mas gostava mesmo era de conhecer mais políticos com José Mujica - ficam alguns links para quem não o conhece - http://www.youtube.com/watch?v=iy3hiXYG8xc

http://www.youtube.com/watch?v=buDEfYOJ-98