10/23/2014

As (peculiares) preocupações das pessoas


Andava eu a passear pela blogosfera, quando me deparo, em muitos dos meus blogs preferidos, com o tema quente do momento: a cara da Renée Zellweger. Parece que a eterna Bridget Jones, depois de algum tempo sem aparecer nos ecrãs, surgiu irreconhecível num evento social, o que logo fez a imprensa internacional desconfiar da intervenção de um bisturi ou, pelo menos, de uma "seringada" de botox, naquela carinha outrora laroca.
Ora, todos nós fazemos fofocas de vez em quando e falamos deste ou daquele traje mal amanhado da gaja que passou na rua mas, a forma crescente como este assunto está a espalhar-se e recolher comentários deixa-me meio abananada. Se a discussão andasse à volta dos conceitos de beleza atuais, da perigosidade de certas práticas estéticas para a saúde física ou psicológica das pessoas era uma coisa mas, na maior parte dos casos, as pessoas mostram-se chocadas apenas porque a senhora está feia depois da plástica, chegando a apelidá-la de louca, fútil e "não-humana". Really?
Aquilo que uma mulher adulta faz com o seu dinheiro e com o seu corpo é um caso assim tão sério para tanta gente? Num mundo com tantos defeitos, com tantas coisas erradas, com tanto dinheirinho a voar dos nossos bolsos mensalmente, a emagrecer ainda mais os nossos (muitas vezes já muito magros) salários para termos acesso a serviços de saúde e de educação, no mínimo lamentáveis, as pessoas juntam-se em massa para num movimento que tem o nome de: "O que aconteceu à cara da Renée Zellweger?"
Se alguém faz parte deste movimento ou o entende, que faça o obséquio de o explicar a esta mente cansada. 

2 comentários:

Inês Tomé disse...

Gostaria (também eu) de deixar as minhas considerações sobre o assunto. Não sobre a Renée, coitadinha, que tem gente de sobra para falar dela, mas acerca das pessoas que falam.
Tenho uma teoria: tal como o futebol se transformou num desporto de massas no seguimento das crises, dos nacionalismos e da necessidade de escape e de projeção das populações, as celebridades acabaram por sofrer o mesmo fenómeno! A crise, a rotina diária, os assuntos que as pessoas não conseguem resolver ou controlar. Reação: vamos todos descarregar as nossas frustrações e desviar a nossa atenção para uma fulana que "mudou de cara" ou para uma que desfilou de biquíni na Moda Lisboa!
Faz sentido?

Purpurina disse...

Faz-me todo o sentido. De facto puseste-me a pensar nesta questão de uma forma muito diferente. A psicologia explica mesmo muita coisa... :)