5/04/2014

Pequeno-almoço muito gostoso e saudável = mingau de aveia


Na minha busca por receitas saudáveis e escandalosamente fáceis de executar, encontrei uma bastante simples que nunca me tinha ocorrido: papas de aveia. 

Claro que para muitos não é novidade nenhuma mas, para mim, é uma excelente alternativa aos cereais matinais (que têm muito açúcar): muito mais saudável, económica e surpreendentemente saborosa e fácil de fazer.

Numa era que me parece já muito distante, o meu pequeno-almoço diário consistia mais ou menos nisto: duas ou três peças de fruta cortadas em pedacitos, uma caneca de leite com açúcar mascavado e cevada, e duas generosas fatias de pão com queijo (e não raramente, doce de abóbora). No trabalho, a meio da manhã, tomava o café.

Agora... digamos que estou de dieta de açúcares, ando assim à procura de um certo númerozito na balança que teima em não aparecer e, acima de tudo, em busca de vitalidade e boa disposição. Posto isto, segue a fórmula da minha mais recente descoberta:

Mingau de Aveia = Papas de Aveia (Mingau é muito mais fofinho)


Numa tigela de vidro bem grande (daquelas onde fazemos salada) colocam-se quatro colheres de sopa de flocos de aveia, uma colher de sobremesa de linhaça amarela, canela em pó a gosto, meia colher de chá de adoçante em pó stevia e 200 ml de leite. Mexe-se bem e leva-se ao microondas na potência máxima por 2 ou 3 minutos.

Retira-se do microondas e mexe-se bem novamente. Coloca-se numa taça mais pequena e polvilha-se com canela.

Fica divinal. Chego a sonhar com o momento em que vou acordar e papar esta coisa deliciosa (parece coisa de biruta pffff).

Hei-de experimentar com flocos de aveia integral.

Quem quiser pode adicionar fruta, nozes, sultanas ou bagas goji. Nestas coisas, para mim, quanto mais simples melhor. 

Eu coloco linhaça porque não gosto nada do sabor da linhaça e esta (até agora) é a melhor forma que descobri de o disfarçar. Já comi com e sem linhaça e não noto diferença nenhuma por isso coloco sempre.

Bom apetite!


2 comentários:

Dora disse...

Googla a Dieta dos 31 Dias.

Unknown disse...

Verificando