2/23/2014

Petiscos e Doces #1

Cozinhar é uma atividade que dispenso grandemente. Não tenho jeito, não me apraz e sinceramente, se pudesse não cozinhar de todo não o fazia. No entanto, preciso e, para dificultar as coisas, gosto imenso de comer. Sendo que não posso contratar um cozinheiro ou ir comer fora todos os dias tenho mesmo que cozinhar, pelo menos metade dos dias (a igualdade de direitos e deveres que vigora cá em casa assim o exige).

Bem… não tenho um cozinheiro mas tenho um objectozito muito interessante que se tornou, em pouco tempo, o mais importante da casa: a bimby. Não tenho computador, nem leitor de música, máquina fotográfica ou outra máquina qualquer xpto mas não passo sem a bimby. Infelizmente ela já avariou duas vezes e os arranjos são para o carote mas já a tenho há uns 5 anos e não podia estar mais satisfeita.

Uma das coisas de que gosto mais na bimby é o facto de nos deixar tempo livre para fazer outras coisas enquanto vai cozinhando. Tudo o que precisa de supervisão e mexidelas constantes é feito automaticamente, sem ficar agarrado ou queimado. Fica sempre no ponto. Outra coisa boa é o facto de existirem montes de receitas simples e saborosas, adaptadas à bimby, em que é possível aproveitar quase tudo o que temos em casa.

Por exemplo o maravilhoso pão com chouriço que toda a gente conhece e adora. O que costumam fazer ao miolo todo do pão que sobra? Como prefiro o recheio com tostas integrais nunca uso o miolo. O que faço? Bem, faço um maravilhoso pudim de pão, totalmente na bimby, inclusive a cozedura.

É super fácil de fazer e é uma excelente forma de não desperdiçar comida.

Seguem receitinhas.




Pão Recheado com Chouriço

1 pão redondo grande
1 chouriço
2 embalagens de 200 g de queijo emental ou outro
1 frasco de 400 g de maionaise light

Abrir uma tampa no pão e retirar o miolo.
Tirar a pele do chouriço, cortar em pedaços e picar na bimby, velocidade 7, durante um minuto. Juntar o queijo e a maionaise e voltar a picar, na velocidade 7, durante um minuto.

Rechear o pão, embrulhar em papel de prata e levar ao forno de 30  a 40 minutos.



 Pudim de Pão

300 gr. de pão
180 gr. de açúcar
600 gr. de leite
2 raspas de limão
6 ovos
20 gr. manteiga
caramelo líquido

Colocar o açúcar e a raspa de limão na bimby, 20 segundos, velocidade 9.
Juntar o pão, 20 segundos, velocidade 9.
Colocar o resto dos ingredientes, velocidade 5, 2 minutos.
Colocar numa forma de silicone, coberta com papel de aluminio e com caramelo e cozer na varoma durante 80 minutos.
Deixar arrefecer e colocar no frigorífico.


*Em caso de alguma pressa, pode ir uma ou duas horas ao congelador, depois de frio. Solidifica mais rapidamente e fica bastante saboroso.

Bom apetite!

4 comentários:

Dora disse...

Ai que bom aspecto! Já comia!
Eu não tenho bimby. Para mim, não vale a pena.

Unknown disse...

Eu não me safo nada sem a bymbi. Já a tenho há 5 anos e já gastei uns bons dinheiros em 2 consertos mas vale mesmo a pena. É que não tenho jeitinho nenhum para cozinhar (nem vontade e paciência) e com a bymbi faço coisas mesmo boas. É um investimento que vale a pena. :)

Dora disse...

Tu não vives sozinha, é diferente.
Eu prefiro investir em computador, telemoveis e essas coisas e passar sem a bimby. EHeheheh!

Unknown disse...

Sim, o facto é que peço as "outras coisas" emprestadas. :)